Quem é Nicolas?

Tijucano nascido no dia 13/05/2000

Nicolas nasceu na véspera do dia das mães e teve algumas complicações no fim da gestação e na hora do parto e quase não nasceu! A primeira coisa que eu ouvi do meu filho foi: Seu filho nasceu “P.I.G.”, ou seja, Pequeno para Idade Gestacional. Teve hipoglicemia e foi internado em pleno dia das mães ficando na U.T.I. por 13 dias. Saiu ileso! Porém com uma pequena seqüela que nós achavamos que sumiria um dia. Mas não foi o que isso o que aconteceu em seguida.

Os primeiros tratamentos

Desde os primeiros meses de idade quando percebemos que “algo não ía bem” buscamos pro filhote tratamentos alternativos em busca de “uma cura”! Infelizmente com o passar dos anos, nós pais, vamos aprendendo que nem sempre as coisas acontecem do jeito que gostaríamos. Aliás, quase nunca! Desejamos sempre o melhor para os nossos filhos, mas depois de um tempo percebemos que teríamos que fazer algo mais efetivo para dar uma melhor qualidade de vida para ele. Começamos com uma fisioterapia básica e depois psicoterapia, natação, terapia ocupacional, até equoterapia.

Autismo, uma sobra que pairou sob o nosso caminho

Foi somente na Instituição Sarah Kubitschek em meados de 2003 é que ouvimos pela primeira vez algum profissional falando sobre autismo em relação ao Nicolas. Mais uma vez a aceitação não foi fácil. Só quem é pai de uma criança especial é que sabe o quanto é difícil ter encarar o fato do seu filho não ser “normal”. Mas foi a sombra desse avaliação que nos orientou para o caminho que trilhamos até chegarmos onde estamos hoje!

Experiência com outros pais nas redes sociais!

Foi justamente nas redes sociais, em especial o Orkut e suas comunidades de pais de crianças especiais é que ouvimos falar da Síndrome de Asperger e suas características. Tudo se encaixou perfeitamente! Todos os tratamentos que conseguimos desde então foram focados nessa avaliação. Porém, mesmo depois de 3 anos ainda não temos o laudo (conseguimos em 2010) do nosso filhote, mesmo com tantos aspectos tão profundos no que rege essa síndrome.

O que eu desejo para o futuro do meu filho!

Que ele seja inserido na sociedade! Mas isso caberá à capacidade dele também. Com ou sem dificuldade, nosso trabalho como pais, é dar a melhor educação e tratamentos possíveis para que ele conquiste o seu espaço, do jeito dele! É o que eu desejo para ele!

Tratamentos e instituições

  1. Instituto ortopédico de Jacarepaguá – Fisioterapia
  2. Instituto Veras – Psicomotricidade
  3. Sarah Kubitscheck – Avaliação/acompanhamento
  4. Rio Swim – Hidroterapia
  5. Espaço Nectar – Psicomotricidade
  6. Tania Frazão – Equoterapia
  7. Simone Rodrigues – Psicomotricidade / Fonoaudiologia
  8. Obra Social Dona Meca – Psicomotricidade / Natação / Pedagogia / Terapia Ocupacional
  9. Capisi Eliza Santa Roza – Psicologia em grupo e familiar (atual)
  10. Dra. Ana Cristina de Melo Ferreira – Ortodontista (atual)

4 thoughts on “Quem é Nicolas?

  1. Oi também sou mãe de uma menina linda que está sendo diagnosticada neste mes como autista, não está sendo fácil pra mim mãe solteira sem está trabalhando viver dentro de casa sem poder trabalhar nem deixar minha filha com ninguém;ele está atualmente com 09 anos e desde os 3 que luto por todo tipo de exames e médicos para saber o que ela tinha e agora que recebi a noticia, pensei que fosse mais fácil.Pode até ser por vc saber o que é, o que fazer mas muito difícil de encontrar um equilíbrio neste exato momento. vivo agora um luto, um choque só peço a /Deus que me dê força nos dê força para suportarmos o que virá. só isto. amor tenho de sobra.

  2. Cris e Cida…….vocês são exemplo para muitos pais e familiares que muitas vezes desistem de sua luta, aliás, muitos nem começam a lutar e desistem dos seus filhos, não se achando capazes de prosseguir! Vocês merecem todo o reconhecimento, todas as honras, mas o melhor de tudo vocês já tem……a vida do seu filho! Saudável, inteligente, carinhoso…….isso sim é a maior recompensa. É a certeza de que tudo é qualquer coisa que tenha sido feita ou ainda será feita, vale a pena!!!!! Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *