Ostracismo! Reação natural!

Posted on Posted in Cotidiano, Escola, Família

Ostracismo: “Afastamento (imposto ou voluntário).
Exclusão, proscrição, banimento; exílio. Repúdio, repulsa.
(Dicionário Aurélio – Século XXI)”

No nosso caso, era um afastamento por conta do medo, receio, da dúvida. Nada do que nos diziam mudavam o nosso pensamento. Não aumentava a esperança, tão pouco nos confortava. A reação natural era o afastamento, a reclusão.
Afastar da família, amigos, vizinhos. De qualquer um que tentasse mudar, ajudar, questionar, enfim, interferir de alguma forma da nossa vida. Por mais que a pessoa quisesse ajudar, de nada adiantava, pois não havia entendimento em nossas cabeças sobre o Nicolas. Claro que com o passar do tempo, as próprias pessoas foram se afastando também. Também é uma reação natural!

Hoje, entendemos que apesar da naturalidade previsível da nossa reação ao que aconteceu com o Nicolas, também entendemos que fomos fracos, pouco esperançosos! Não acreditamos que nada daquilo podia estar acontecendo conosco, não com a gente!! Éramos um casal romântico, batalhadores, construímos nossa casinha com sacrifício e suor. Tivemos uma gestação tranqüila e sem preocupações. Não podia estar acontecendo isso com a gente!

Tudo isso também é uma reação natural! Claro que passamos pela fase de nos auto-punirmos, da culpa, dos porques! Muitas fases! Muitas dúvidas, angústias!

Mas derrepente veio a Escola!! E com ela o enfrentamento. Não podíamos mais esconder o Nicolas numa redoma de vidro! Era necessário sair do casulo!… Mas isso é um assunto para um outro post!!

Até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *