nicolas-artigo-10-anos

Nicolas fez 10 anos! É hora de comemorar!

Posted on Posted in Celebração

Nem preciso dizer o quanto esperei por esse dia! 10 anos não são 10 dias! 10 anos são um marco na nossa vida! Quem não se lembra dos seus 10 anos? Além do “clima” por trás dessa fase que faz a gente ficar mais sensível em comparação aos outros aniversários, e percebo que Nicolas amadureceu muito de uns 2 anos pra cá. Grandes conquistas, comportamento sempre evoluindo, enfim… há muito o que comemorar!

Na semana do seu aniversário um filme inteiro passou pela minha cabeça. Ao reajustar algumas coisas aqui no blog eu revi o quanto caminhamos e como evoluimos, caimos e posseguimos desde o seu nascimento. Li em algum lugar que não me recordo agora “que devemos celebrar depois de um longo sacrifício”. Acho que esse momento chegou. Nicolas cresceu, amadureceu, e nos surpreende todos os dias. Cada pequena conquista e vista com uma grande vitória. Vivemos cada dia como se fosse uma verdadeira prova de 100m rasos no atletismo. Temos que estar focados, preparados e motivados.

Nicolas continua sendo um filho dócil, amável e conquistador. Por onde passa as pessoas o notam e se encantam! Olhar para trás e perceber que ele já teve tantas pessoas que o ajudaram, tantos o trataram e muito somos gratos! Hoje eu escrevo um artigo de festa! Uma celebração! Fiz um pequeno resumo em formato de lista para que cada um de vocês leitores possam ter uma ideia de como é difícil cada conquista dele e entendam a real importância de nossa felicidade!

Eis algumas das coisas que o filhote faz, não ou passou a fazer nesses dez anos:

Atividades com o auxílio de um adulto:

  • Tomar banho
  • Se vestir/despir
  • Escovar os dentes
  • Pentear o cabelo
  • Fazer lição de casa (é preciso estimulá-lo para que não perca o foco)
  • Fazer as refeições (também é preciso estimulá-lo para que não pare, mas ele já faz  uso do talher)

Atividades sem auxílio de um adulto:

  • Ler e escrever
  • Uso do computador (apenas Internet)
  • Uso da maioria dos brinquedos, DVD player e video game (esse último é preciso ligar para ele)

Conquistas à muito aguardadas:

  • Disciplina na escola (sentando durante toda a aula, copiar do quadro, fazer as provas e testes), eventualmente ele não cumpre essa mínima disciplina, estamos ainda longe do ideal, mas ele diminuiu muito nos últimos anos.
  • Usar o banheiro (no nº1 ele ainda abaixa totalmente a roupa para usar o vaso; o nº 2 ele faz tudo sozinho, além de se limpar sozinho, mas é preciso monitorar!)
  • Beber num copo sem tampa (vide foto de um modelo de como era antes), porém é num bebedouro, não na geladeira.
  • Andar com chinelo de dedo
  • Se comportar ao fazer o tratamento dentário

Outros novos comportamentos a serem observados:

  • Desenhar no papel com lápis e caneta
  • Brincadeiras com crianças, em especial com a irmã (no 1º caso quando algum interesse envolvido, por exemplo um brinquedo ou um assunto em comum; no 2º caso quem dita as regras é a irmã)
  • Sua habilidade com os games cresceu bastante, desde a sua coordenação motora quanto o tempo de foco no mesmo. O que não cresceu foi a maturidade competitiva para o jogo. É comum ele matar os personagens que ele controla só pelo simples prazer de ser engraçado deixando o objetivo do jogo completamente de lado.

Hábitos que ainda não perdeu:

  • Fazer perguntas como se não soubesse a resposta (objetivo dele é que a gente fale por ele)
  • Assuntos repetitivos exaustivamente (Star Wars, Elmo, Turma da Mônica, Homem-Haranha, Homem de Ferro, etc.)
  • Não expressar corretamente as suas emoções
  • Ainda conversa com uma determinada pessoa um mesmo assunto que firmou um tipo de relacionamento. Por exemplo, meu sobrinho gosta muito de um determinado jogo, então o Nicolas só conversa com ele esse mesmo assunto.
  • Eventualmente fala em terceira pessoa. Principalmente quando está nervoso. Ele repete frases que são nossas como se estivéssemos falando com ele.
  • Não entender a questão de tempo. Não sabe que dia da semana é hoje, não sabe o que é “manhã”, “tarde” “ou noite”. Ele ainda precisa das referências para se situar no tempo.
  • De perceber o perigo, seja de fogo, objetos cortantes, eletricidade ou trânsito.

Ao rever todos os passos do “meu vitorioso” eu vejo que o futuro continua incerto. Mas sei que dependerá dele escolher os próprios caminhos. Pode contar com os seus pais e com as pessoas que o amam!

Feliz aniversário filho! Feliz 10 anos!

13 thoughts on “Nicolas fez 10 anos! É hora de comemorar!

  1. Minha família querida de amigos do coração, meus parabéns a todos pelas conquistas e realizações e que elas sejam presença constante na vida de vocês.
    Um beijo enorme e cheio de orgulho do meu quarteto fantástico.
    Um beijo especial ao Nick e mil felicidades!
    Rosana
    p.s. sobrou bolo? dá para enviar via sedex? rsrrs

  2. tenho 2 filhas espeçial as x sinto muito triste,
    prinçipalmente quando vejo que alguem excluio elas mesmo sem querer, samos em 7 irmãos sou a caçula,
    todos eles tem filhos perfeito.
    a mas velha esta com 20 anos a mas nova esta com 13 anos rsrrs n gosta de tomar banho, e uma briga pra trocar de roupa estou passando com dificulidade das coisas ois eu n posso trabalhar n tenho com quem deixa
    lavo passo em casa pra foro o pior q nem o inss n me deu auxiluo loas pra me cuidar delas o pai nos deixou quando era beber por favor quem puder me ajudar emtre em contato no meu email
    maria_suely_7@hotmail.com

  3. Que alegria e orgulha sinto ao ler essas palavras que descrevem conquistas, vitórias alegrias dessa famíia guerreira que vocês tornaram- se …
    Eu, que lá no inìcio acompahei um pouquinho dessa história bem de perto!!
    esse garoto é um guerreiro, e n dia em que ele nasceu a saber de tudo o que ele passou eu já afirmava: Esse cara é um guerreiro, ele, o Nícolas já nasceu lutando!!
    E pode ter certeza, eu tenho, ele vai longe!!!
    Parabéns Nícolas!!! E parabéns também ao pai Cris, a mãe Cida, pois podem ter certeza que vocês estão dando conta direitinho desta missão que Deus colocou em suas vidas!!!
    Bjssssssssss

  4. Não sei bem como vim parar aqui…foi através do Twitter…ah, Santa Internet! Não tenho muito à dizer, mas acho que qdo passamos em algum lugar, blog, acho legal deixarmos uma palavra, dizermos que fizémos uma visita.
    Como disse, acabei de descobrir o blog e li somente o ultimo post. Parabéns ao Nicolas e à familia por todas essas conquistas! Penso que nem temos idéia do quanto pode ser dificil, mas o essencial é que têm conseguido!
    Linkei-os no meu blog, na parte de Pais e Mães, que é o que vocês, eu, todos nós somos e de forma igual.
    Parabéns pelo blog, pelas iniciativas e pela bela família formada!

  5. Nicolas parabéns rapaz, que Deus te abençoe grandemente, saiba que vc tem pais maravilhosos. Cida e Cristiano, ver este blog e assitir o depoimento do Cristiano me deixou muito emocionado, parabéns pela garra e dedicação em ser pais. vcs são exemplos para muitos.
    abraços

  6. Vim parar aqui porque descobri a “Vaquinha Uol”, link vai, link vem e me deparei com a sua história.
    Quero deixar um beijo enorme para esta família vitoriosa.
    Espero que sejam a cada dia mais unidos e amigos mesmo.

    Um beijo!

  7. Eu tenho um filho asperger de nove anos que foi diagnosticado aos sete. Minha grande batalha hoje é a escola que deixa ele de lado.
    Fico me perguntando se não seria o caso de uma especial.
    Seu filho estuda em escola normal?

  8. Oi Flavia,
    obrigado pelo seu comentário.

    De fato, a educação é uma grande preocupação que temos. O Nicolas estuda numa escola “normal”. Eles são bem atentos e dedicado ao filhote, mas ainda sim precisamos de reuniões periódicas com a direção. Temos um bom relacionamento com eles, e nada melhor do que o diálogo para ajeitar tudo né?

    Um dos fatores mais difíceis para uma criança asperger é justamente o trato social, portanto achamos melhor deixá-lo num escola regular mesmo.

  9. eu ñ te conheço pessoalmente mas temos muita coisa me comum alem dos nossos filhos serem especiais ,tmb minha filha Laurinha se trata na Dmeca ha quase 6 ANOS .e eu te achei no fecebook e qnd posso leio o q vc escreve acho q vc escreve com o coração e isso é td q nosso filhos precisam, para que essa sociedade preconceituosa veja o qnt eles são amáveis e carinhosos e se enganam q diz q eles depende de nós ,somos nós q ñ conseguimos viver sem eles ,nosso cristalsinho q temos só q poli-lo .obrigado por dar a voz a nós pais de crianças especias .

  10. OLÁ, TENHO UM FILHO PORTADOR DE UMA ATROFIA CEREBELAR E COMO VCS LUTO DIARIAMENTE PELA REABILITAÇÃO DELE. ATUALMENTE ELE FAZ FISIOTERAPIA, FONOTERAPIA, TERAPIA OCUPACIONAL, PSICOPEDAGOGIA E EQUOTERAPIA, É UMA ROTINA EXAUSTIVA, PARA MIM E P/ ELE, MAS NÃO PODEMOS PARAR DE SONHAR COM DIAS MELHORES E DE COMEMORARMOS AS CONQUISTAS DIÁRIAS. ABRAÇOS

  11. Parabens nicolas,”DEUS”continue te abençoando…
    tenho um filho especial tbm, sei o quanto tudo e muito importante.

  12. Olá @marcosemarli e @eliane,
    obrigado pela mensagem de vocês! A luta diária é difícil, mas é só olhar nos olhos dos meus filhos e vê-los sorrir que tudo vale a pena!
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *